Friedrich Wilhelm Nietzsche foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX, nascido na atual Alemanha.
Escreveu vários textos criticando a religião, a moral, a cultura contemporânea, a filosofia e a ciência, exibindo certa predileção por metáfora, ironia e aforismo.
A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.
Eu não sei sair nem entrar, sou tudo aquilo que não sabe nem sair nem entrar..
Devemos compreender que a verdade, por pretender ser verdadeira, não passa de ilusão ou mentira.
Meus irmãos, eu não vos aconselho o amor ao próximo; aconselho-vos o amor ao mais afastado.
Falta de amigos - A falta de amigos faz pensar em inveja ou presunção. Há pessoas que devem seus amigos à feliz circunstância de não ter motivo para a inveja
Não acredito em um deus que não dance.
Amamos o desejo, não o ser desejado.
Verdadeiro eu chamo àquele que entra nos desertos vazios de deuses... Nas areias amarelas, queimadas de sol, sedento, ele vê as ilhas cheias de fontes, onde as coisas vivas descansam debaixo das árvores. Não obstante, a sua sede não o convence a tornar-se como um destes, habitantes do conforto; pois onde há oásis aí também se encontram os ídolos
Aquilo que não me mata só me fortalece.
A felicidade do homem está em "eu quero"; a felicidade da mulher, em "ele quer".
É chamado de espírito livre aquele que pensa de modo diverso do que se esperaria com base em sua procedência, seu meio, sua posição e função, ou com base nas opiniões que predominam em seu tempo. Ele é exceção, os espíritos cativos, a regra; [...] De resto, não é próprio da essência do espírito livre ter opiniões mais corretas, mas sim ter se libertado da tradição, com felicidade ou com um fracasso. Normalmente, porém, ele terá ao seu lado a verdade, ou pelo menos o espírito da busca da verdade: ele exige razões; os outros, fé.
(Humano, Demasiado Humano)
O mundo gira, não ao redor dos inventores de estrondos novos, mas à roda dos inventores de valores novos: gira sem ruído.
Chamo desgraçados todos aqueles que só podem escolher entre duas coisas: tornarem-se animais ferozes ou ferozes domadores de animais. Eu os denomino pastores, mas eles a si mesmos se consideram os fiéis da verdadeira crença! Vede os bons e os justos! A quem odeiam mais? A quem lhes despedaça as tábuas de valores, ao infrator, ao destruidor. É este, porém, o criador.
A falta de confiança entre amigos é pecado que não pode ser repetido, sob pena de ser irremediável.
Não há nada que deprima mais o ser humano (mais depressa) do que a paixão do ressentimento.
Um político divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos.
Aquilo que não me destrói, me fortalece.
A fé é ignorar tudo aquilo que é verdade.
Eu acreditaria somente num deus que soubesse dançar.
Passa-se com o homem o mesmo que com a árvore. Quanto mais quer crescer para o alto e para a claridade, tanto mais suas raízes tendem para a terra, para baixo, para a treva, para a profundeza - para o mal.
O idealista é incorrigível: se é expulso do seu céu, faz um ideal do seu inferno.
Conheço a minha sina. Um dia, meu nome será ligado à lembrança de algo tremendo - de uma crise como jamais houve sobre a Terra, da mais profunda colisão de consciência, de uma decisão conjurada contra tudo o que até então foi acreditado, santificado, querido. Eu não sou um homem, sou dinamite.
Você vive hoje uma vida que gostaria de viver por toda a eternidade?
Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida – ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o!
O gosto de minha morte na boca deu-me perspectiva e coragem. O importante é a coragem de ser eu mesmo.
Toda a arte e toda a filosofia podem ser consideradas como remédios da vida, ajudantes do seu crescimento ou bálsamo dos combates: postulam sempre sofrimento e sofredores.
Os leitores extraem dos livros, consoante o seu caráter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o seu veneno.
Você tem que estar preparado para se queimar em sua própria chama: como se renovar sem primeiro se tornar cinza?
(Assim Falou Zaratustra)
Um outro sinal distintivo dos teólogos é a sua incapacidade filológica. Entendo aqui por filologia (...) a arte de bem ler – de saber distinguir os factos, sem estar a falseá-los por interpretações, sem perder, no desejo de compreender, a precaução, a paciência e a finesse.
(O Anticristo)
Não poríamos a mão no fogo pelas nossas opiniões: não temos assim tanta certeza delas. Mas talvez nos deixemos queimar para podermos ter e mudar as nossas opiniões.
Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.
O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo.
Ouse conquistar a sí mesmo.
Torna-te quem tu és.
A recompensa final dos mortos é não morrer nunca mais.
A esperança é o derradeiro mal; é o pior dos males, porquanto prolonga o tormento.
Extingue-se o dia para todas as coisas, mesmo para as melhores; chega o crepúsculo.
Em homens duros a intimidade é questão de pudor - e algo de precioso.
O sentido do trágico aumenta e diminui com a sensualidade.
Apenas devia ser possuidor quem tem espírito: não sendo assim, a fortuna é um perigo público.
Os advogados de um criminoso só raras vezes são suficientemente artistas para aproveitar em favor do réu a terrível beleza do seu ato.
Há homens que nascem póstumos.
Em certas pessoas, o alegrar-se com um elogio é apenas uma delicadeza do coração - e precisamente o contrário de uma vaidade do espírito.
Sem a música a vida seria um erro.
A ideia do suicídio é uma grande consolação: ajuda a suportar muitas noites más.
Somos muito injustos com Deus. Nem sequer Lhe permitimos pecar.
O amor por um só é uma barbaridade: porque se exerce à custa de todos os outros. O mesmo quanto ao amor por Deus.
O homem precisa daquilo que em si há de pior se pretende alcançar o que nele existe de melhor.
O nosso próximo não é o nosso vizinho, mas o vizinho deste» - assim pensam todos os povos.
Nos indivíduos, a loucura é algo raro – mas nos grupos, nos partidos, nos povos, nas épocas, é regra.
É terrível morrer de sede no mar. Por que haveis então de salgar a vossa verdade de modo a que não mate já a sede?
A vaidade dos outros só vai contra o nosso gosto quando vai contra a nossa vaidade.
Quem só tem o espírito da história não compreendeu a lição da vida e tem sempre de retomá-la. É em ti mesmo que se coloca o enigma da existência: ninguém o pode resolver senão tu!
O filósofo, como o entendo, é um explosivo terrível na presença do qual tudo está em perigo.
Fazer grandes coisas é difícil; mas comandar grandes coisas é ainda mais difícil.
É verdade que se mente com a boca; mas a careta que se faz ao mesmo tempo diz, apesar de tudo, a verdade.
As paisagens insignificantes existem para os grandes paisagistas; as paisagens raras e notáveis são para os pequenos.
Quem se despreza a si próprio não deixa mesmo assim de se respeitar como desprezador.
Perante nós mesmo todos fingimos ser mais ingênuos do que somos: é deste modo que descansamos dos nossos semelhantes.
A música oferece às paixões o meio de obter prazer delas.
A maturidade do homem consiste em haver reencontrado a seriedade que tinha no jogo quando era criança.
Um procura um parteiro para os seus pensamentos, outro alguém a quem possa ajudar: é assim que nasce uma boa conversa.
Os erros de grandes homens... são mais fecundos que as verdades de pequenos.
Até Deus tem um inferno: é o seu amor pelos homens.
As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras.
Não há fenômenos morais, mas apenas uma interpretação moral de fenômenos...
O esforço dos filósofos tende a compreender o que os contemporâneos se contentam em viver.
O homem que vê mal vê sempre menos do que aquilo que há para ver; o homem que ouve mal ouve sempre algo mais do que aquilo que há para ouvir.
Há uma inocência na admiração: é a daquele a quem ainda não passou pela cabeça que também ele poderia um dia ser admirado.
Para a mulher, o homem é um meio: o objetivo é sempre o filho.
Deus está morto: mas, considerando o estado em que se encontra a espécie humana, talvez ainda por um milénio existirão grutas em que se mostrará a sua sombra.
Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez! E falsa seja para nós toda a verdade que não tenha sido acompanhada por uma risada!
Em tempo de paz o homem belicoso ataca-se a si próprio.
Se os esposos não vivessem juntos, haveria mais matrimónios felizes.
Quando adestramos a nossa consciência, ela beija-nos ao mesmo tempo que nos morde.
Uma alma que se sabe amada, mas que por sua vez não ama, denuncia o seu fundo: vem à superfície o que nela há de mais baixo.
Não é a intensidade dos sentimentos elevados que faz os homens superiores, mas a sua duração.
As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física.
Aquele que sabe mandar encontra sempre quem deva obedecer.
Abençoados os que esquecem, porque aproveitam até mesmo seus equívocos.
A mulher aprende a odiar na medida em que desaprende a encantar.
Querer a verdade é confessar-se incapaz de a criar.
Em última análise, amam-se os nossos desejos, e não o objeto desses desejos.
Com os princípios quer-se tiranizar os hábitos, ou justificá-los ou honrá-los ou injuriá-los ou escondê-los: dois homens com princípios iguais querem, verossimilmente, atingir com eles algo de fundamentalmente diferente.
Se temos que mudar de opinião a respeito de alguém levamos-lhe muito a mal o incómodo que assim nos causa.
Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.
Sou demasiado orgulhoso para acreditar que um homem me ame: seria supor que ele sabe quem sou eu. Também não acredito que possa amar alguém: pressuporia que eu achasse um homem da minha condição.
Um povo é o rodeio da natureza para chegar a seis ou sete grandes homens. - Sim: e para depois se desviar deles.
Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos.
Não há outro critério da verdade senão o crescimento do sentimento de poder.
O aforismo, a sentença, nos quais pela primeira vez sou mestre entre os alemães, são formas de «eternidade»: a minha ambição é dizer em dez frases o que outro qualquer diz num livro -, o que outro qualquer «não» diz nem num livro inteiro....
Não basta ter-se talento: é preciso ter-se o vosso assentimento para o possuir, - não é verdade, meus amigos?
Observou-se mal a vida se não se tiver visto também a mão que, de uma maneira especialmente cuidadosa - mata.
É difícil viver com as pessoas porque calar é muito difícil.
É preciso ter o caos dentro de si para gerar uma estrela dançante.
O criminoso não está, muitas vezes, á altura do seu ato: amesquinha-o e difama-o.
O castigo foi feito para melhorar aquele que o aplica.
Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser cético.
Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura.
A nossa vaidade gostaria que o que fazemos melhor fosse considerado como aquilo que mais nos custa. Para explicar a origem de certas morais.
O amor revela as qualidades sublimes e ocultas do que ama, - o que nele há de raro, de excepcional: nesse aspecto facilmente engana quanto ao que nele há de habitual.
Tudo na mulher é adivinha e tudo nela tem uma única solução e essa é a gravidez.
Um homem de gênio é insuportável se, além disso, não possuir pelo menos duas outras qualidades: gratidão e asseio.
Uma pessoa continua a trabalhar porque o trabalho é uma forma de diversão. Mas temos de ter cuidado para não deixarmos a diversão tornar-se demasiado penosa.
A mulher foi o segundo erro de Deus.
Os métodos são as verdadeiras riquezas.
É mais difícil ferir a nossa vaidade justamente quando foi ferido o nosso orgulho.
O que o pai calou aparece na boca do filho, e muitas vezes descobri que o filho era o segredo revelado do pai.
Ter-se vergonha da sua imoralidade: é um degrau na escada em cujo extremo se tem também vergonha da nossa moralidade.
O homem procura um princípio em nome do qual possa desprezar o homem. Inventa outro mundo para poder caluniar e sujar este; de fato só capta o nada e faz desse nada um Deus, uma verdade, chamados a julgar e condenar esta existência.
Levar insidiosamente o próximo a uma boa opinião de nós e, depois, acreditar piamente nessa boa opinião: quem consegue imitar nesta habilidade as mulheres?
Quem for fundamentalmente um mestre, apenas toma a sério tudo o que se relaciona com os seus discípulos, - incluindo a si próprio.
Uma vez tomada a decisão de não dar ouvidos mesmo aos melhores contra-argumentos: sinal do caráter forte. Também uma ocasional vontade de se ser estúpido.
O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele.
Se se tem caráter, tem-se também uma experiência típica própria, que sempre retorna.
O atrativo do conhecimento seria pequeno se no caminho que a ele conduz não houvesse que vencer tanto pudor.
Logo que comunicamos os nossos conhecimentos, deixamos de gostar deles suficientemente.
Encontra-se sempre, aqui e ali, algum semideus que consegue viver em condições terríveis, e viver vencedor! Quereis ouvir os seus cantos solitários? Escutai a música de Beethoven.
Todos vós, que amais o trabalho desenfreado (...), o vosso labor é maldição e desejo de esquecerdes quem sois.
As vivências terríveis fazem-nos pensar se o seu protagonista não é, ele próprio, algo de terrível.
O sábio como astrônomo. - Enquanto sentires as estrelas como algo "acima de ti" não possuis ainda o olhar do homem que sabe.
No convívio com sábios e artistas facilmente nos enganamos no sentido oposto: não é raro encontrarmos por detrás dum sábio notável um homem medíocre, e muitas vezes por detrás de um artista medíocre - um homem muito notável.
O que é o macaco para o homem? Uma risada ou uma dolorosa vergonha.
Nós fazemos acordados o que fazemos nos sonhos: primeiro inventamos e imaginamos o homem com quem convivemos – para nos esquecermos dele em seguida.
Quem, em prol da sua boa reputação, não se sacrificou já uma vez – a si próprio?
Tudo é precioso para aquele que foi, por muito tempo, privado de tudo.
Os homens graves e melancólicos ficam mais leves graças ao que torna os outros pesados, o ódio e o amor, e assim surgem de vez em quando à sua superfície.
A moralidade é a melhor de todas as regras para orientar a humanidade.
Temos a arte para não morrer da verdade.
A vontade de superar um afeto não é, em última análise, senão vontade de um outro ou de vários outros afetos.
Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.
Logo que, numa inovação, nos mostram alguma coisa de antigo, ficamos sossegados.
A vontade é impotente perante o que está para trás dela. Não poder destruir o tempo, nem a avidez transbordante do tempo, é a angústia mais solitária da vontade.
O ser refutável não é o menor dos encantos de uma teoria.
O homem é definido como um ser que evolui, como o animal é imaturo por excelência.
Os grandes intelectuais são céticos.
Se uma mulher tem inclinações eruditas é porque, em geral, há algo de errado na sua sexualidade. A esterilidade predispõe a uma certa masculinidade do gosto; é que o homem, com vossa licença, é de fato «o animal estéril».
O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte.
Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.
As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.
A vida vai ficando cada vez mais dura perto do topo.
O nosso maior erro consiste em tentarmos colher de cada pessoa em particular as virtudes que elas não têm, e de nos esquecermos de cultivar as que de fato são suas.
Um amigo é uma pessoa com a qual posso ser sincero. Diante dele posso pensar em voz alta.